Aqui você vai ler um pouquinho sobre a experiência que é levar malas cheias de capoeira, samba e cultura brasileira para o outro lado do mundo - Indonésia e Timor Leste. E também o que traremos de lá.



terça-feira, 27 de abril de 2010

2o. Encontro - Terceiro dia


Chegou o dia principal. Quase todo o projeto Brasil Visita tem as expectativas voltadas para este dia, tanto para os participantes locais quanto para nós brasileiros. A programação é intensa, desgastante, mas isso não poderia interferir na qualidade do nosso trabalho. Foi o que aconteceu! Sucesso total... Atendemos todas as expectativas da melhor forma possível.
Logo pela manhã aconteceu um workshop ministrado pelo Cacá na sede da Escola Cultural Zungu Capoeira - Surabaya. Muitos participantes de outras cidades se juntaram aos alunos de Surabaya e apesar do calor intenso, todos aproveitaram as 2 horas de aula.

Após o almoço e de volta ao Super Mall (Shopping Center), iniciamos os trabalhos com um "aulão" de aquecimento com alguns graduados e instrutores locais convidados pelo Cacá.
Em seguida deu-se início ao Batizado infantil, na sequência uma apresentação organizada e dirigida por integrantes da nossa Escola em Surabaya mostrando um pouco da cultura popular brasileira, seguido do batizado adulto e troca de cordas.


Com clima de festa, boa energia e muita diversão o público presente, pais e convidados sentiram mais uma vez como a capoeira tem uma magia sem fronteiras.

2o. Encontro - Segundo dia


Caros seguidores deste blog, sabemos que estamos atrasados nas postagens, mas acreditem os compromissos têm sido muitos e as vezes realmente falta um tempinho pra escrever. Além do mais quando retornamos ao hotel após um dia intenso de programação, entre escrever e descansar, confessamos que temo ficado com a segunda opção. Só assim para agüentar o ritmo do dia seguinte que sempre começa prometendo.

Desculpas pedidas, vamos a uma atualização relâmpago sobre nossas atividades no Supermall sexta-feira (23/04).

As 14hs participamos de uma "press conference' com alguns repórteres de jornais locais, um deles voltado à comunidade de descendência chinesa que vive em Surabaya (em breve postaremos a matéria publicada por este jornal na edição do dia seguinte).

As 16hs aula para a criançada com o Cacá, que mais uma vez inovou. Usou bexigas, o que bastou para contagiar não só a criançada, mas também o público adulto presente.

As 18hs palestra sobre a importância dos velhos mestres ainda vivos para a cultura popular com o Vitor, que soube deixar todos atentos e reflexivos sobre o tema.


As 20hs aula de bateria com o Professor Marcelo. Talvez a primeira vez que a Indonésia tenha visto uma orquestra só de berimbaus . Eram mais de 30 tocando juntos!

E finalmente as 21hs Roda de Capoeira com alunos, professores e convidados. Fechamos o dia com chave de ouro!

Se você achou muito, realmente foi. Mas o sábado conseguiu ser ainda mais cheio de atividades. Aguardem...

domingo, 25 de abril de 2010

2o. Encontro - Primeiro dia

Após muitas novas experiências e muita expectativa o 2o. Batizado e Troca de Cordas do Zungu/Surabaya que faz parte do Brasil Visita II começou.

Cada dia do evento merecerá uma postagem especial. Comecemos pela quinta feira - 22/04.

Rodamos pela primeira vez em terras asiáticas o filme "O Zelador" sobre a vida do Mestre Russo de Caxias e um pouco da realidade na Baixada Fluminense. O interesse dos indonésios pela informação que passava ali - a capoeira e o seu lado de luta e resistência contra as adversidades da vida, era notório. Ao final da exibição, algumas perguntas e a conclusão de que os indonésios tem sede de evoluir na capoeira não só no aspecto dos movimentos e da parte física, mas na compreensão de todo o seu contexto. Alguns se identificaram com a falta de assistência do poder público exposta, mas é fato que todos tiveram acesso a informações históricas valiosíssimas como por exemplo o processo de repressão pelo qual a capoeira passou, e a ligação desta com o samba e candomblé. O Mestre Russo na certa agora é mais uma referência de capoeira na Indonésia!
Fechamos as atividades do dia com um tradicional samba de roda. Segundo o Professor Marcelo todos evoluiram bastante em relação ao ano passado, mais uma prova do potencial e interesse pela cultura popular brasileira do pessoal daqui.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O berimbau ecoa pelo mundo...

Mais uma vez fomos convidados pela rádio Hard Rock Fm - Surabaya (um dos tantos apoiadores que o Zungu possui por aqui), para divulgarmos as atividades do 2o. Batizado e Troca de Cordas do Zungu local - previstas para os dias 24 e 25 de abril no Supermall Pakuwon Indah. E claro, falar um pouco sobre o Brasil Visita II.



Script definido? Da parte da radio sim! Alguns hits tocariam por aproximadamente uma hora, enquanto nos intervalos um mini Talk Show, inclusive aberto para participação dos ouvintes via telefone.

Não foi exatemente o que aconteceu! o Berimbau acabou "falando mais alto" e logo os apresentadores entraram no clima e quando menos se esperava, já estavam cantando, batendo palmas e fazendo a festa.

Porém não foi apenas a musicalidade que se ouvia, a tradição e os fundamentos da capoeira trazidos em nossas bagagens foram passados aos ouvintes indonésios, e também ao mundo todo através da rádio na internet.


Muitas perguntas foram feitas, entre elas a clássica: O que é a capoeira? É dança? É luta? Na verdade nós sabemos que a capoeira não tem definição, ela é aquilo que o momento determina... e neste dia a capoeira foi a dissiminadora da língua portuguesa e da nossa cultura popular!


Terima Kashi Indonesia.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

olho brasileiro 2

Universidade Ciputra

Na terça feira, o compromisso que tinhamos era uma novidade para dois de nossos integrantes, o Guilherme e o Vitor. Uma palestra em uma conceituada universidade de Surabaya (Ciputra University). O Vitor, em especial, estaria estreiando como palestrante do Brasil Visita II oficialmente.


Todos apreensivos, porém confiantes, fomos recebidos pelo reitor e por professores e após uma breve conversa fomos encaminhados à sala para inicio da palestra. Classe lotada, projetor instalado e microfone ligado fomos apresentados. Alguns alunos devem ter pensado: "Brasil? Capoeira? o que é isso? O Vitor começou a falar, Kamikaze a traduzir para a lingua local, e aos poucos a expressão dos alunos foi mudando. Alguns mais interessados interagiam com o olhar de interesse, outros ainda desconfiados, com olhar de questionamento, porém a palestra fluiu de maneira tranquila e proveitosa e após a sessão de perguntas e dúvidas esclarecidas demonstramos um pouco da prática.

A bateria foi formada, alunos de nossa Escola que estavam presentes se juntaram a nós e a Roda começou. Agora todos sem exceções estavam de "boca aberta", logo em seguida já estavam batendo palmas e cantando junto. Contagiante!


Barreiras quebradas, público encantado e valor reconhecido, nada melhor para criar boas expectativas. Na próxima semana estaremos em mais duas universidades fazendo o mesmo trabalho. Agora é só esperar.

Chegada em Surabaya

A chegada em Surabaya não foi muito diferente do que a chegada em Jakarta. Alunos radiantes nos aguardando no aeroporto. Após um pequeno lanche fomos levados ao Hotel. Alimentados e com boa acomodação, descansamos um pouco.


A noite fomos levados à sede da Escola Cultural Zungu Capoeira e uma grata surpresa nos esperava, muitos novos alunos presente para desejar boas vindas, conversamos um pouco, nos apresentamos aos mais novos e fomos convidados a um jantar tradicional tipico da ilha de Java com uma pequena cerimônia religiosa muçulmana local com a finalidade de orar por sucesso, proteção e felicidade a todos os envolvidos neste evento.


Pudemos perceber que muitas surpresas e novas emoções estariam por vir. Era só o primeiro dia!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

olho brasileiro

A exemplo do que fizemos no blog do Brasil Visita I, publicaremos algumas fotos para que possam visualizar pelo menos um pouquinho do que temos visto por aqui:

Workshop em Jakarta

Logo que chegamos em Jakarta, após quase 30 horas entre vôo e aeroporto, tivemos nosso primeiro compromisso, que aliás merece uma curiosa história. No Check in em Guarulhos (São Paulo) o atendente da companhia aérea nos fez uma proposta tentadora: deixaríamos de embarcar neste vôo para embarcar em um do mesmo horário no dia seguinte, em troca de hotel 5 estrelas e alimentação por um dia de espera e mais 4 passagens do mesmo trecho (São Paulo - Jakarta) com validade de um ano, ou seja Brasil Visita III garantido!

Se tivéssemos aceitado, este tópico não se chamaria "Workshop em Jakarta", após algumas lamentações, os quatro chegaram na mesma decisão, não deixaríamos nosso compromisso de lado.

Descemos no aeroporto de Jakarta e fomos direto para o ginásio onde seria o Workshop. Conforme combinado 4h de curso. Aproximadamente 60 alunos nos esperavam ansiosamente no ginásio e após uma calorosa recepção iniciamos os trabalhos. Um pouco de "bate papo" com os presentes, palestra de fundamentos com o Vitor, que diga-se de passagem estreou como palestrante com o pé direito, aula cultural de Ciranda com o Guilherme, aula de capoeira com o Cacá, aula de capoeira Angola com o Marcelo e Roda aberta de capoeira. Simplesmente fantástico!

Trabalho finalizado, um olhou para o outro e concluiu: ter cumprido o compromisso valeu mais do que a proposta oferecida pela companhia aérea.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Capoeira e samba nas alturas!

A capoeira contagia quem está por perto. a naturalidade e a espontaneidade do capoeirista cativa pessoas pelo mundo. Desta vez a grande prova deste pensamento veio a 33.000 pés de altura.

No trecho de Dubai a Jakarta fizemos amizade com alguns tripulantes, um inglês, um paraguaio, uma mexicana de duas orientais. E como de costume montamos uma salinha de bate papo na cozinha aos fundos da aeronave.

Após 20 minutos de conversa, acredite: Marcelo e Guilheme estavam demonstrando um jogo de capoeira neste mesmo espaço. Como se não bastasse veio um pandeiro trazido pelo Guilherme em sua bagagem de mão e começou o samba. Paraguaio, inglês, orientais e mexicana sambando no fundo do avião.

Após um primeiro trecho cheio de turbulências e muita tensão, quem estava balançando o avião desta vez éramos nós.

sábado, 17 de abril de 2010

Um novato na equipe? Dois? Não, de certa forma todos...

(OBS: este post foi escrito por Vitor muito antes de sua publicação, primeiras horas de voô)


Sabem aquela história de marinheiro de primeira viagem? Pois é, no ínicio eu achava que era só eu e o Guilherme (Macaco)... enquanto o Cacá e o Marcelo (talvez pela experiência de anos anteriores) repousam tranquilamente em suas poltronas até que possamos chegar ao nosso destino, eu, tomado por expectativas e ansiedade, chego ao ponto de abrir meu computador e registrar meus pensamentos. O Macaco por sua vez até que no começo estava um tanto quanto "elétrico", usufruindo de todos os recursos da aeronave, mas depois logo relaxou. Os anos de janela na capoeira que todos tem a minha frente me deixam em certa "desvantagem". Mas pensando bem, por tudo que esta viagem envolve, e não me refiro ao simples fato de embarcar em um avião e deixar o país, mas sim o fato de representar a capoeira em lugares tão distantes e conhecer culturas tão diferentes, faz de mim um verdadeiro iniciante e pronto.

Começo a diminuir minha desvantagem quando noto que a turbulência nitidamente fora do comum sobre o Oceano Atlântico (não dá para afirmar com certeza, mas talvez na mesma região onde alguns acidentes aéreos já ocorreram - próximo a região critica de Porto Gentil na África) é novidade para todo mundo, incluindo uma comissária de bordo com dois anos de experiência em longos voôs internacionais. Chacoalhões bruscos arrancam até gritos de alguns passageiros na cabine... Ouço dos meus parceiros que jamais haviam passado por algo parecido. Apuros à parte, que aliás não me dão vantagem alguma pois estou no mesmo "barco", a ida ao Timor também será a primeira vez de todos na equipe. Na certa outras novidades coletivas acontecerão... Algumas individuais... isso faz parte dos planos. Embora Cacá, Marcelo e Macaco tenham na bagagem muitas milhas de capoeira, acredito ainda que o inesperado espera por eles, e também por mim.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Roteiro

Segue o roteiro simplificado de onde estaremos durante todos os dias da viagem:

de 16/04/2010 à 12/05/2010

16/04 - sexta feira: Embarque
17/04 - sábado: Escala em Dubai
18/04 - domingo: Chegada em Jakarta
19/04 - segunda feira: Embarque e chegada em Surabaya
20/04 - terça feira: Surabaya
21/04 - quarta feira: Surabaya
22/04 - quinta feira: Surabaya
23/04 - sexta feira: Surabaya
24/04 - sábado: Surabaya
25/04 - domingo: Surabaya
26/04 - segunda feira: Surabaya
27/04 - terça feira: Surabaya
28/04 - quarta feira: Surabaya
29/04 - quinta feira: Embarque e chegada em Bali
30/04 - sexta feira: Bali
01/05 - sábado: Bali
02/05 - domingo: Bali
03/05 - segunda feira: Bali
04/05 - terça feira: Bali
05/05 - quarta feira: Bali
06/05 - quinta feira: Embarque e chegada no Timor Leste
07/05 - sexta feira: Timor Leste
08/05 - sábado: Timor Leste
09/05 - domingo: Timor Leste
10/05 - segunda feira: Timor Leste
11/05 - terça feira: Embarque jakarta e escala em Dubai
12/05 - quarta feira: Chegada em São Paulo

Conheça os viajantes

Nesta segunda edição do evento Brasil Visita, além do Cacá e do Professor Marcelo que participaram do primeiro evento Brasil Visita em 2009, contaremos com a presença do Guilherme (Macaco) e do Vítor, graduados da Escola Cultural Zungu Capoeira.
Outra novidade é que além da Indonésia (Jakarta, Surabaya e Bali) o roteiro será estendido até o Timor Leste, onde pela primeira vez na história deste país, vai acontecer um evento oficial de Capoeira.

Os viajantes estão ansiosos e eufóricos com esta maravilhosa oportunidade de compartilhar a experiência de levar nossa rica cultura afro brasileira ao outro lado do planeta, com vocês seguidores e amantes da nossa arte.

Seja bem vindo e boa viagem!


* Voltamos a este post para colocar uma foto dos aventureiros. Nela já estávamos em viagem, mais precisamente desembarcando em Jakarta (18/04).