Aqui você vai ler um pouquinho sobre a experiência que é levar malas cheias de capoeira, samba e cultura brasileira para o outro lado do mundo - Indonésia e Timor Leste. E também o que traremos de lá.



segunda-feira, 17 de maio de 2010

Encontro e Batizado em Dili - segundo dia

O segundo dia de evento é o dia principal, o dia da grande festa. Para todos da comunidade o Batizado de capoeira é um momento histórico no país. É um sonho para os capoeiristas e uma esperança de maior visibilidade para o futuro de todos eles.

No ano passado (Brasil Visita I) em Surabaya - Indonésia conhecemos 10 capoeiristas de Dili que através de doações conseguiram as passagens para nos conhecer nesta oportunidade. A partir daí a identificação se consolidou e o sonho de um grande evento em Dili começou a ser construído. Depois de muito batalharem e de nosso suporte na organização deste evento o dia sonhado havia chegado!


Logo cedo foi passado um workshop de Capoeira aberto a todas as idades pelo Cacá. Foi realmente espantoso perceber a evolução e o potencial de aprendizado para estas crianças e estes jovens. São realmente fantásticos.


Voltamos ao Hotel para almoçar e descansar um pouco, inútil! Nossa ansiedade era grande o bastante para voltarmos ao ginásio e começar a tornar o sonho realidade. Vamos ao evento.



Chegamos no ginásio e conhecemos logo de cara o embaixador brasileiro em Dili, Sr. Édson Monteiro, uma pessoa maravilhosa diga-se de passagem. Não demorou muito e um casal Português nos solicitou uma entrevista para um canal aberto de televisão em Portugal. Era só o inicio das entrevistas que nossa equipe se submeteu. Jornais, radio e TV local estava presente ao evento.


Conhecemos também outras personalidades como o embaixador de Portugal no Timor, o secretário de cultura e o secretário de esportes de Dili, além da expectativa de conhecer também o presidente do Timor Leste que chegaria para prestigiar o evento.
Após os pronunciamentos e o cumprimento de todos os protocólos o evento foi passado para nossas mãos para realizarmos o Batizado de Capoeira.

Todas as expectativas foram superadas. Um momento marcante não só para as crianças, jovens e capoeiristas envolvidos, mas para uma comunidade e uma pequena nação em desenvolvimento que busca ferramentas positivas para o auxílio deste novo começo. Neste caso a Capoeira vem colaborando e abrindo portas para um futuro digno à este povo tão ligado às nossas origens.

É um orgulho para nossa equipe saber que a nossa passagem por Dili deixou sementes prontas para crescer e gerar belos frutos num futuro não distante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário