Aqui você vai ler um pouquinho sobre a experiência que é levar malas cheias de capoeira, samba e cultura brasileira para o outro lado do mundo - Indonésia e Timor Leste. E também o que traremos de lá.



domingo, 25 de abril de 2010

2o. Encontro - Primeiro dia

Após muitas novas experiências e muita expectativa o 2o. Batizado e Troca de Cordas do Zungu/Surabaya que faz parte do Brasil Visita II começou.

Cada dia do evento merecerá uma postagem especial. Comecemos pela quinta feira - 22/04.

Rodamos pela primeira vez em terras asiáticas o filme "O Zelador" sobre a vida do Mestre Russo de Caxias e um pouco da realidade na Baixada Fluminense. O interesse dos indonésios pela informação que passava ali - a capoeira e o seu lado de luta e resistência contra as adversidades da vida, era notório. Ao final da exibição, algumas perguntas e a conclusão de que os indonésios tem sede de evoluir na capoeira não só no aspecto dos movimentos e da parte física, mas na compreensão de todo o seu contexto. Alguns se identificaram com a falta de assistência do poder público exposta, mas é fato que todos tiveram acesso a informações históricas valiosíssimas como por exemplo o processo de repressão pelo qual a capoeira passou, e a ligação desta com o samba e candomblé. O Mestre Russo na certa agora é mais uma referência de capoeira na Indonésia!
Fechamos as atividades do dia com um tradicional samba de roda. Segundo o Professor Marcelo todos evoluiram bastante em relação ao ano passado, mais uma prova do potencial e interesse pela cultura popular brasileira do pessoal daqui.

Um comentário:

  1. Sempre um show! Parabéns por cada dia, e muito obrigada por divulgar nossa arte. axé para todos.
    Fernanda Aranha - Três Lagoas/MS/Brasil

    ResponderExcluir